Photo: Freddy Pérez Cabrera

outubro 2, 2017

Há vários dias, homens e mulheres de diferentes instituições da província trabalham em parceria para devolver a este lugar sagrado da Pátria o esplendor que o caracteriza, pois ali repousam os restos do Herói da Batalha de Santa Clara e seus companheiros de luta.

SANTA CLARA.– Intensos trabalhos têm lugar no Complexo Escultórico Comandante Ernesto Che Guevara, a fim de que esteja pronto para o ato nacional pelo 50º aniversário do seu desaparecimento físico, que terá lugar no dia 8 de outubro, quando o povo de Villa Clara, representando Cuba toda, prestará sentido tributo ao Guerrilheiro Heroico.

«Há vários dias, homens e mulheres de diferentes instituições da província trabalham em parceria para devolver a este lugar sagrado da Pátria o esplendor que o caracteriza, pois ali repousam os restos do Herói da Batalha de Santa Clara e os dos seus companheiros de luta», segundo explicou ao jornal Granma Noris Cárdenas Martínez, diretora do Complexo.

«Entre as principais ações que se efetuam, as quais fazem parte de um programa concebido há vários meses para que a praça esteja em ótimas condições nesta comemoração inclui-se a reanimação dos jardins e de toda a floresta do lugar, a que resultou afetada após a passagem do furacão Irmã», indicou a diretora.

Nesse sentido, explicou que foram plantadas as palmeiras danadas pela força do vento no Mausoleu dos Combatentes do Front de Las Villas e recolhidos os ramos das árvores, além de restituir a vegetação situada na parte interior do Memorial onde repousam Che Guevara e os guerrilheiros do Destacamento de Reforço.

«Da mesma forma, melhora-se a iluminação exterior e interior do recinto, incluindo os chafarizes situados no fundo da instalação, a pintura da parte baixa da tribuna, o Museu e as áreas exteriores da praça», referiu Cárdenas Martínez.

Outra das tarefas é a reposição dos outdoors no local e o polimento do assoalho de granito que circundam a praça, disse a diretora, quem lembrou que a estes trabalhos se acrescenta a restauração feita meses atrás, que incluiu a limpeza da estátua do Guerrilheiro Heroico, as letras metálicas das frases memoráveis ditas por ele, o suporte pétreo, o Mausoleu do Front de Las Villas e outros componentes do conjunto que fazem parte deste local histórico.

 

Fonte - Cubadebate