A Associação de Amizade Portugal Cuba presta homenagem a José Martí assinalando o 165º aniversário do seu nascimento.

Poeta, escritor, orador e jornalista é considerado como o grande mártir da independência do país em relação à Espanha. Para ele, a luta deveria ser uma verdadeira transformação cubana em todos os aspetos: económico, político e social. Os ideais de Martí, junto com o marxismo-leninismo, guiam a política de Cuba até hoje.

Fundou o Partido Revolucionário Cubano, sendo eleito para a organização pela luta da independência. No mesmo ano funda seu jornal diário separatista contra a dominação espanhola, o Pátria.

Neste período – início do imperialismo norte-americano – percebe a urgência em formar uma identidade americana e passa a usar o termo Nuestra América.

Hoje, pelas 11,00 horas, estaremos presentes numa homenagem que se realiza na Embaixada de Cuba, onde depositaremos flores na Placa que homenageia o Revolucionário e herói do Povo Cubano.

Cuba Vencerá

A Direcção