Caros sócios e amigos,

A Direção Nacional da Associação Amizade Portugal-Cuba vem por este meio saudar o Núcleo de Almada pela iniciativa que teve lugar este sábado na Associação de Coletividades do Concelho de Almada.

Tratou-se de uma iniciativa enquadrada na Campanha de Solidariedade com Cuba, devido à destruição causada pelo Furação IRMA, em que marcámos presença, juntamente com o 3º Secretário da Embaixada de Cuba em Portugal, Javier Hernandez.

Cuba Pátria Revolucionária, convicta dos seus ideais libertadores, internacionalista, solidária com os mais pobres e desfavorecidos, na primeira linha quando se trata de ajudar e a socorrer povos quando confrontados com fenómenos naturais terríveis é esta Cuba que nos impõe o dever, em mais um momento tão difícil para o seu Povo, afirmarmos a nossa solidariedade ativa.

A passagem pelo Caribe do Furacão IRMA dizimou ilhas por completo e, ao atingir a Ilha mais populosa daquela região, de forma brutalmente devastadora, provocou danos catastróficos em todas as áreas da sociedade: postos de saúde, escolas, habitação, na agricultura, em todos os serviços públicos, em hotéis, entre outros.

Como sabem e não é demais reforçar, apesar desta tragédia provocada pela natureza, Cuba enviou mais de 750 médicos para as ilhas da região com o objetivo humanitário de prestar ajuda aquelas populações. Mais uma vez, afirma-se como um exemplo de solidariedade internacionalista, independentemente dos credos religiosos ou ideologias dominantes.

É uma resposta que traduz o espírito verdadeiramente solidário, amigo e humanista que traduz o sentido autêntico da Revolução Cubana em contraste com a arrogância e desumanidade chocante do seu vizinho Yank.

Estamos em véspera de prestar Tributo a um homem verdadeiramente único por toda a sua grandeza, clarividência visionária, convicto dos seus ideais e por isso lutador incansável na construção do socialismo, o Comandante Fidel de Castro Ruz.

Terminamos com uma citação de Fidel Castro, retirada da intervenção do VII Congresso do PCC: “Empreenderemos a marcha e aperfeiçoaremos o que devemos melhorar, com a máxima lealdade e força unida, como Martí, Maceo e Gómez em marcha imparável.”

CUBA VENCERÁ!

VIVA A SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA!

11/Nov/2017

A Direcção