Convocado o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realizará em Sochi, na Federação Russa, de 14 a 22 de Outubro de 2017 sob o lema “Pela paz, a solidariedade e a justiça social, lutamos contra o imperialismo – Honrando o nosso passado, construímos o futuro!”, formou-se o Comité Nacional Preparatório português para o festival, no qual a Associação de Amizade Portugal Cuba se insere.

O 19º FMJE será um grande encontro mundial de jovens que lutam, em cada país, pelos direitos da juventude, pela Paz e a solidariedade entre os povos, um grande encontro de culturas e de experiências de participação juvenil, um momento de afirmação de que os jovens rejeitam o racismo, a xenofobia, o fascismo e a guerra. Ao longo dos seus 70 anos de história, o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes sempre se afirmou como um movimento, envolvendo de forma ampla a juventude de cada país, em que o processo preparatório nacional é tão importante como os dias do Festival.

O CNP português tem como função divulgar o Festival e os seus valores entre a juventude portuguesa, realizando actividades em torno das questões da Paz e da amizade entre os povos, mobilizando a juventude para o Festival e o seu processo preparatório a partir da realidade e aspirações próprias da juventude portuguesa.

Link da página de facebook do conselho preparatório nacional do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes: