57º Aniversário da Revolução Cubana

 

No dia 1 de janeiro de 1959, Fidel Castro proclamou o triunfo da Revolução em Santiago de Cuba e dirigiu-se a Havana, percorrendo toda a ilha com a sua coluna de combatentes revolucionários.

 

Antes da Revolução, Cuba vivia sob a ditadura militar instaurada por Fulgêncio Batista em 1952. Do ponto de vista económico, dependia exclusivamente dos Estados Unidos, uma vez que as empresas norte-americanas controlavam os principais setores-chave co...mo os transportes, comunicações, sistema financeiro e turismo.

O triunfo da Revolução Cubana mudou radicalmente a história da ilha localizada a apenas 150 quilómetros dos Estados Unidos, iniciando-se um processo de transformações económicas, políticas, sociais e culturais para a construção de uma sociedade verdadeiramente socialista.

A Revolução trouxe enormes conquistas para a maioria da população cubana. A educação e a saúde, por exemplo, tiveram grandes avanços. O investimento constante na educação garantiu que a média da população tivesse um grau elevado de escolaridade e praticamente não há analfabetos em Cuba. Na saúde, desenvolveu-se o atendimento público e de qualidade, com a expansão do sistema de saúde e a implantação do atendimento médico familiar.

Muitas foram as tentativas efectuadas pelos Estados Unidos para derrubar o governo revolucionário cubano mas este juntamente com o povo cubano soube sempre defender-se desses ataques.

O bloqueio contra Cuba, imposto pelos EUA e condenado sucessivamente pela Assembleia Geral das Nações Unidas continua, porém a ilha caribenha continua firme nos seus ideais revolucionários.

A Associação de Amizade Portugal Cuba, neste dia histórico, reafirma toda a sua solidariedade com a Revolução Cubana e com o povo cubano.

Viva a Revolução Cubana!

Viva Cuba Socialista!!!