Voto de pesar do Núcleo de Coimbra sobre o falecimento de Fidel Castro

HASTA SIEMPRE COMANDANTE!.... 

Com 90 anos e uma vida dedicada às grandes causas da Humanidade, morreu esta madrugada El Comandante Fidel Castro.

Vivemos momentos de profunda tristeza apesar de sabermos que Fidel não era eterno. O que resta do seu corpo será incinerado e espalhadas as sua cinzas pelo solo Pátrio, de acordo com a sua vontade.

A chama que acendeu há mais de 60 anos e que se propagou por todo o planeta, levou aos mais desfavorecidos a esperança duma vida melhor.

De um País que era o prostíbulo dos Estados Unidos e onde a dignidade humana era esquecida., Cuba ergue-se hoje como uma Nação donde a pobreza foi erradicada, a saúde está ao alcance de todos, o analfabetismo acabou, o desporto enche de jubilo o seu heróico Povo pelas vitórias conquistadas pelos seus homens na participação em Jogos Internacionais pelos cinco continentes. 

Mas a Pátria de El Comandante continua a enfrentar a decisão dos Estados Unidos de não acabarem com o Bloqueio Económico que tanto prejudica o seu desenvolvimento  e tantos constrangimentos traz ao seu heróico Povo. Vamos pois continuar a luta de Fidel e do Povo Cubano para que O Bloqueio seja levantado, concretizando dessa forma a decisão da ONU que, com apenas duas abstenções, votou favoravelmente em Outubro passado o fim desse Bloqueio.

Honremos a memória dum Homem que dedicou a sua vida ao seu Povo, à emancipação da América Latina e ao Socialismo.

Com Fidel até à vitória final!. 

Viva Cuba e o Povo Cubano!

Viva Fidel ! Viva a Revolução!   

O Nucleo de Coimbra da AAPC