Continua a cruzada imperialista contra a Venezuela e o seu governo eleito pelo povo....
Não por estarem em causa nem a democracia nem os direitos humanos. Obviamente, nunca os EUA e o imperialismo agrediram países que tivessem ditaduras ou violassem direitos humanos. NUNCA. Mas SEMPRE lutaram contra governos que serviam os interesses do povo e com este se identificavam. É deixar falar a história e ter tempo para a ouvir.

Entretanto a violência vai fazendo o seu caminho, com variações tácticas, e com a “imprensa livre” a falsear realidade.

Agora, EUA dizem que vão procurar o apoio da UE para endurecer políticas contra a Venezuela.
É mentira. A UE é “pau mandado” dos EUA. Quando o que está em causa é o derrube de um governo que serve o povo, não são contradições internas do capitalismo que criam divisões entre capitalistas. Não. Para derrubar experiências de natureza socialista e manter o capitalismo, estarão todos juntos. É um artifício de propaganda. A UE sempre esteve e estará do lado do grande capital.

O Papa Francisco, ontem, dia 2/7, a propósito da celebração do dia da independência da Venezuela – 5/7 –, pediu uma solução pacífica e democrática para a Venezuela.

Pacífica, é a via do diálogo, que o governo sempre propõe e as oposições rejeitam. Pacífica, é o contrário da violência do capitalismo, que não tem limites (a História também pode falar).

Democrática é a solução que o Papa e o povo da Venezuela sempre defenderam e repetidamente propuseram. Sempre o Papa falou na necessidade de um calendário que respeite a Constituição da República. Sempre o povo venezuelano seguiu os ditames da sua Constituição.

Só um governo com políticas a favor do povo e com o apoio da grande maioria do povo tem conseguido enfrentar o poder do capital e a sua arma natural – a violência feroz.
E só com o apoio popular a Venezuela poderá vencer.

 

Artigo de opinião

Rui Barreiros

Núcleo da AAPC de Coimbra

QUEM MATA MAIS?

O CÃO QUE LADRA OU O QUE NÃO LADRA?

A Coreia do Norte afirma estar pronta para a guerra....

Os EUA estão prontos para a guerra. Nem o dizem, vão-no fazendo, ora aqui ora acolá, onde calhar ao interesse imperialista.

Diz o povo português - que nem o diz nem o faz - que “cão que ladra não morde”.

Ninguém o diz, mas todos o sentem que “cão que morde, aleija”. Ou mata!

A afirmação da Coreia do Norte foi acompanhada de um mega desfile onde ostentou o seu poderio militar.

Dizem eles que coincidiu com a celebração do “dia do sol”.

E se chega o “dia da escuridão”?!

 

Artigo de Opinião

Rui Barreiros

Núcleo da AAPC de Coimbra

 

O Núcleo de Coimbra da AAPC desfilou nesta cidade nas comemorações do 1° de Maio, promovidas pela CGTP!

Voto de pesar do Núcleo de Coimbra sobre o falecimento de Fidel Castro

HASTA SIEMPRE COMANDANTE!.... 

Com 90 anos e uma vida dedicada às grandes causas da Humanidade, morreu esta madrugada El Comandante Fidel Castro.

Vivemos momentos de profunda tristeza apesar de sabermos que Fidel não era eterno. O que resta do seu corpo será incinerado e espalhadas as sua cinzas pelo solo Pátrio, de acordo com a sua vontade.

A chama que acendeu há mais de 60 anos e que se propagou por todo o planeta, levou aos mais desfavorecidos a esperança duma vida melhor.

De um País que era o prostíbulo dos Estados Unidos e onde a dignidade humana era esquecida., Cuba ergue-se hoje como uma Nação donde a pobreza foi erradicada, a saúde está ao alcance de todos, o analfabetismo acabou, o desporto enche de jubilo o seu heróico Povo pelas vitórias conquistadas pelos seus homens na participação em Jogos Internacionais pelos cinco continentes. 

Mas a Pátria de El Comandante continua a enfrentar a decisão dos Estados Unidos de não acabarem com o Bloqueio Económico que tanto prejudica o seu desenvolvimento  e tantos constrangimentos traz ao seu heróico Povo. Vamos pois continuar a luta de Fidel e do Povo Cubano para que O Bloqueio seja levantado, concretizando dessa forma a decisão da ONU que, com apenas duas abstenções, votou favoravelmente em Outubro passado o fim desse Bloqueio.

Honremos a memória dum Homem que dedicou a sua vida ao seu Povo, à emancipação da América Latina e ao Socialismo.

Com Fidel até à vitória final!. 

Viva Cuba e o Povo Cubano!

Viva Fidel ! Viva a Revolução!   

O Nucleo de Coimbra da AAPC

Faixas pelo Fim ao Bloqueio a Cuba em Coimbra.

No próximo dia 26 de Outubro, Cuba vai mais uma vez apresentar na Assembleia das Nações Unidas uma resolução contra o Bloqueio de que é alvo por parte dos EUA.

A Associação de Amizade Portugal Cuba (Sede Lisboa) e os seus Núcleos irão colocar faixas contra o bloqueio em diversas cidades portuguesas.

Núcleo de Coimbra da AAPC

 

 

Ginastica Artistica-Taça do Mundo - Sangalhos (Anadia)

Disputou-se  de 23 a 26 de Junho, A Taça do Mundo de Ginástica Artística, em Sangalhos (Anadia), com a presença de centenas de atletas, masculinos e femininos, em representação de mais de 20 nações, com principal destaque para Cuba, China, Brasil,Espanha. Itália, Hungria e Portugal.

Estiveram presentes e em acção vários campeões Olímpicos. 

 

 

Colômbia e FARC-EP, chegaram a acordo

Na sequência de negociações iniciadas em 19/11/2012, que tiveram lugar em Cuba e com a mediação deste País, foram conseguidos Acordos sobre o cessar-fogo e o fim das hostilidades bilateral e definitivo, a deposição de armas e garantias de segurança, a partir das 12h. de hoje. As respectivas cerimónias serão transmitidas pelos vários canais informativos da América Latina.

Para participarem na cerimónia de assinatura dos Acordos, chegaram a Cuba ontem à noite várias personalidades da América Latina, nomeadamente o presidente da Venezuela, o presidente de Salvador e o presidente da Assembleia Geral da ONU.