Promovido pelo Núcleo da AAPC de Almada

17 de Junho - 15:00H

Teatro Municipal Joaquim Benite

Voto de pesar do Núcleo de Almada sobre o falecimento de Fidel Castro

O Núcleo de Almada da Associação de Amizade Portugal-Cuba, profundamente abalado pela notícia do falecimento do Comandante Fidel, vem solidarizar-se com o sentimento do povo cubano e de todos os homens de bem que, em muitas partes do mundo, compartem a dor da perda daquele que foi, e continuará a ser uma referência para todos os que procuram um caminho de paz e de progresso da humanidade.

Nós, os de Almada e da Associação de Amizade (com todos os povos e, antes dos demais, com o sacrificado e heróico povo cubano) queremos dar testemunho da nossa dor; mas também queremos manifestar a nossa convicção de que o desaparecimento físico de Fidel não retardará o progresso do seu povo.

Porque a Revolução que Fidel tão bem soube construir (como quem semeia e alimenta uma árvore) está já suficientemente forte para ultrapassar os desafios que os seus inimigos continuarão a colocar.

Queremos ainda manifestar a nossa indignação pelas indecorosas manifestações de júbilo dos anti-cubanos de Miami a que os meios de comunicação portugueses têm dado publicidade. Não tanto pelo regozijo desse lupen mas, fundamentalmente, pela sua obscena transmissão nos meios de comunicação portugueses.

Fidel foi e continuará a ser um Gigante.

Viva Fidel !

Faixas pelo Fim ao Bloqueio a Cuba em Almada

No dia 26 de Outubro, Cuba apresentou pela 25ª vez, na Assembleia das Nações Unidas uma resolução contra o Bloqueio de que é alvo por parte dos EUA.

A votação foi bem expressiva: 191 votos condenando o bloqueio e 2 abstenções.

A Associação de Amizade Portugal Cuba (Direcção Nacional) e os seus Núcleos colocaram faixas contra o bloqueio em diversas cidades portuguesas.

Núcleo de Almada da AAPC

Por dificuldades levantadas pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Republicana não foi possível chegar a um entendimento para a realização desta iniciativa.

Núcleo de Almada

Nota da Direção

Por lapso da nossa parte, quando da notícia sobre uma grande iniciativa que o nosso núcleo de Almada promoveu no passado dia 16 de Abril, a propósito das relações E.U.A./Cuba, não informamos que no mesmo dia tinha sido a inauguração da Sede do núcleo.

É certo que foram divulgadas fotos referentes a esse importante acontecimento mas não referimos a que se referiam. Fica assim dada a informação completa como é justo visto todas estas conquistas resultantes do nosso trabalho são fruto de muita dedicação e esforço.

Aproveitamos para salientar que também o núcleo de Coimbra tem Sede própria desde Janeiro de 2015 e, embora também neste caso tenhamos divulgado uma importante iniciativa levada a cabo por este núcleo, uma excelente exposição sobre Josè Marti, não referimos a inauguração das instalações.

Aos companheiros dos referidos núcleos apresentamos as nossas desculpas pela falta verificada e, congratulamo-nos pelo excelente trabalho que têm feito.

Neste momento, gostaríamos de salientar o trabalho desenvolvido pelos nossos núcleos que já este ano, com menor ou maior dificuldade têm assinalado importantes momentos de solidariedade como é o caso de Setúbal, Almada, Évora, Coimbra e Moita.

As nossas saudações.

As relações Cuba - EUA

O Núcleo de Almada da AAPC vai realizar no próximo dia 16 de Abril, uma Conferência cujo tema será: as relações Cuba-EUA. Esta conferência irá realizar-se na Academia Almadense » Sala 1 Átrio, pelas 16:30h.

Participa!