47ª Brigada Europeia José Martí 2017

3 a 22 de Julho de 2017

Notas sobre as Brigadas José Martí

As Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário

Uma forma efetiva de exercer a solidariedade com Cuba

1. Breve História

A primeira experiência foi realizada em 1969 com a Brigada «Venceremos», proveniente dos E.U.A. para apoiar a safra açucareira desse ano. De então para cá, novas Brigadas das diversas regiões do mundo têm sido constituídas: é o caso, por exemplo da Brigada «Nórdica», em 1970, da Brigada Europeia «José Marti» em 1973, da Brigada da África do Sul em 1996 e, em 1997, da Brigada «Pablo de la Torriente Brau» constituída pelos países da Europa Oriental. Hoje atingem já os milhares as pessoas que visitaram Cuba para deste modo manifestar o seu apoio ao processo revolucionário cubano.

Portugal integrou pela primeira vez a Brigada Europeia «José Marti» em 1977, após a Revolução de Abril (25 de Abril de 1974). Desde então, todos os anos têm partido para Cuba, a fim de dar o seu contributo de solidariedade, grupos de portugueses das mais variadas idades.

Resumo do Programa da 46ª Brigada Europeia José Martí

4 a  22 de Julho de 2016

BRIGADA EUROPEA “JOSÉ MARTÍ

Nota importante: a partida verifica-se no dia anterior. (3.07.2016)

46ª Brigada Josè Marti

Integrar uma Brigada de Solidariedade constitui uma excelente oportunidade para conhecer o legado histórico de José Martí, Herói Nacional de Cuba, assim como proporcionar o intercâmbio fraternal entre cubanos e amigos europeus sobre temáticas da actualidade e interesses relacionadas com Cuba, e, em particular, sobre os resultados alcançados adquirindo assim uma visão mais objectiva do país.

Como já é tradicional, a realização de jornadas de trabalho voluntário como contributo para o desenvolvimento agrícola e produtivo do país, contribuem também para a ampliação do movimento de solidariedade e para fortalecer a amizade e o conhecimento mútuo entre Cuba e os demais povos do mundo.

46ª BRIGADA JOSÉ MARTI - 4 A 22 DE JULHO DE 2016

BREVE HISTÓRIA

A primeira experiência foi realizada em 1969 com a Brigada «Venceremos», proveniente dos E.U.A. para apoiar a safra açucareira desse ano. Desde então novas

Brigadas das diversas regiões do mundo têm sido constituídas: é o caso, por exemplo, da Brigada «Nórdica», em 1970; da Brigada Europeia «José Marti»1, em 1973; da

Brigada da África do Sul, em 1996; e, em 1997, da Brigada «Pablo de la Torriente Brau» constituída pelos países da Europa Oriental. Hoje atingem já os milhares as pessoas

As Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário têm constituído, ao longo dos anos, um dos expoentes de solidariedade dos vários povos do mundo com o povo cubano.Portugal integrou pela primeira vez a Brigada Europeia «José Marti» em 1977, após a Revolução de Abril (25 de Abril de 1974).

Este ano realizar-se-á a 46.ª Brigada. Para mais informações contactar a Associação de Amizade Portugal-Cuba para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 962022208 / 213857305.

Subcategorias